sábado, 13 de abril de 2013

E a criança diabética?



O diabetes tipo I é uma doença auto-imune responsável pela maioria dos casos de crianças diabéticas. O que acontece é que o sistema imune dessa criança, não se sabe ainda por que razão exatamente, começa a COMBATER as células produtoras de insulina no pâncreas, que não conseguem mais produzir insulina do jeito que precisamos para manter nosso corpo funcionando do jeito certo.

Quando comemos alguma coisa, digerimos e transformamos o que é carboidrato em GLICOSE, que vai para o sangue. A insulina é um hormônio que tem como função tirar o excesso de glicose do sangue e passar para dentro das nossas células, onde elas podem ser usadas para os mais diversos fins. Quando a criança não produz esse hormônio adequadamente, o açúcar se acumula no sangue, levando ao que chamamos de HIPERGLICEMIA.



Os sintomas incluem muita fome, sede e vontade de urinar, a criança pode perder peso rápido e inexplicadamente... Pode ainda causar cansaço, fadiga, irritabilidade e outros sintomas. O diagnóstico é feito pelo exame de sangue. Assim que for diagnosticado pelo médico e prescrita a medicação necessária para o controle da glicemia, é de EXTREMA importância procurar um nutricionista para a elaboração de dieta saudável, adequada para as necessidades daquela criança.

A alimentação saudável é muito importante para controlar o açúcar do sangue, tanto para evitar que ele suba muito quanto para evitar que caia demais também, após o uso da insulina. Quando o açúcar desce muito (hipoglicemia) o cérebro não consegue receber os nutrientes necessários para o funcionamento e causa tonturas, desmaios e em casos extremos até o coma e a morte. Já a hiperglicemia vai causar, a longo prazo, problemas visuais, renais, cardíacos, dificuldade de cicatrização e de circulação nas extremidades do corpo, levando muitas vezes à amputação. Tudo isso pode ser evitado através de hábitos saudáveis.



Mas a criança diabética não precisa se privar de tudo... Com a orientação alimentar e o uso correto de insulina é possível comer até aqueles alimentos "proibidos" de vez em quando, até mesmo doces. Esses só não podem fazer parte da rotina, né? (Como não devem fazer de nenhuma criança, mesmo sem diabetes!)



Crianças com diabetes podem ter uma vida normal! É só trabalharmos em equipe (a própria criança, os pais, os profissionais de saúde) para deixarmos essa criança sempre mais saudável e com a glicemia controlada!

Beijos, e até a próxima!
Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário